Bebendo a água ideal

Filtro de Barro - Água Potável

O ato de beber um copo de água é tão natural e banal, que a maioria das pessoas nem se importam com o que estão ingerindo. Há um tempo, me despertou essa curiosidade, e resolvi fazer algumas pesquisas. De forma simplificada conheça algumas das mais relevantes propriedades químicas da água e quais são benéficas ao nosso organismo (Independente de marca).

Sempre me deparei com várias marcas de garrafinhas de água nos supermercados e ao ver o comercial da BONAFONT duvidava de seus benefícios divulgados, e me perguntava: – Se é água, qual a diferença de uma para outra? – Então como diria Jack Estripador, vamos por partes:

As águas minerais comercializadas são provindas de fontes diferentes, ou seja, cada uma possui suas propriedades químicas diferentes uma da outra. Recomendo comparar sempre pelo menos de três a cinco marcas, pois as comercializadas no interior de SP podem ser diferentes das comercializadas em outros estados, só posso adiantar para que fujam das “mais convencionais”. Alguns exemplos de água mineral com boa qualidade são: MINALBA, IBIRÁ, PALMARES, SERRA NEGRA. Entenda por quê:

PH

O que devemos nos atentar primordialmente é o seu PH a 25ºC (toda embalagem possui esta informação). Jamais compre águas que tenham medidas abaixo de 6,0 – Quanto menor a medida, mais ácida a água – e acima de 10,0 – Quanto maior a medida, mais alcalina. Enquanto estiver dentro desta medida são águas que ajudarão a eliminar toxinas, contribuirão com sua digestão e não vão alterar nada em sua circulação sanguínea.

Bicarbonato e Magnésio

Quanto maior a medida destas propriedades, melhor para ser ingerida após as refeições, em razão de possuir efeito “sal de fruta” com menor impacto ao organismo, aliviando uma possível má digestão.

Cálcio

Auxilia no fortalecimento dos ossos dentre outros benefícios. Além de trabalhar em conjunto com a vitamina K contribuindo com uma boa circulação.

Potássio

Controla a pressão arterial e previne AVC.

O leitor mais atento, pôde notar que uma boa água que contenha bons valores em relação as propriedades acima, estará fazendo um bem não apenas ao sistema digestivo, como o circulatório também, evitando ou adiando doenças hereditárias.

Sódio

O vilão, quanto menor for, melhor a você e ao seu corpo. Diariamente ingerimos altos teores de sódio seja em qual alimento for, se você bebe muita água, procure evitar as que possuem muito sódio, ele causa hipertensão. Sódio é o sal.

Outros vilões

Fluoreto, Cloreto, Vanádio, Sulfato, Bário, Nitrato, Zinco e Lítio.  Não adianta, toda água mineral vai possuí-los, mas a questão é fazer a melhor escolha.

Como constatado, as águas minerais possuem em suas propriedades alguns vilões e não é possível removê-los em sua fabricação 100%, além disso, as garrafinhas de plástico onde as mesmas são comercializadas quando em contato com o sol, libera o bisfenol, componente que causa doenças graves ao ser humano. Não adianta ninguém está a salvo.

Sempre me perguntei para que comprar água para beber, se já pagamos por ela mensalmente?

Uma solução para os mais precavidos e preocupados com a saúde, e de baixo custo final, é comprar aqueles famosos e nostálgicos Filtros de Barro, adicionar 1 grama de cloreto de magnésio P.A. + 1 grama de sal rosa do himalaia (Sal amargo) + 1 grama de bicarbonato de sódio P.A. a cada 2 litros de água filtrada. Você terá uma água com PH excelente, desintoxicante e livre de venenos como bisfenol, cloro e flúor. Estes ingredientes podem ser comprados em qualquer farmácia. Sem contar que a água fica aproxidamadamente 10ºC mais fria que a temperatura ambiente.

Não sou nenhum químico ou nutricionista, o que fiz acima foi apenas compartilhar algumas informações úteis que acabam passando despercebida no cotidiano do cidadão.

Desde já, se chegou ao fim deste post, muito obrigado pela atenção e paciência. Qualquer informação, comente e compartilhe.

Filtro de Barro - Ainda a melhor opção.

Filtro de Barro – Ainda a melhor opção.

Anúncios

2 comentários sobre “Bebendo a água ideal

  1. Pingback: Como não ser enganado ao comprar um produto “Saudável” | Rezenhando

  2. 👏 excelente resenha. Quando a gente tem sede, só pensa de comprar a primeira garrafinha que vê pela frente, sem se lembrar com o que a ingestão daquela agua com seus componentes pode acarretar em nosso organismo à longo prazo. Aposto que depois deste post, muitas pessoas vão passar a ficarem mais atentas no que andam consumindo e dando para seus filhos. Adorei a ideia de uma melhor filtragem no filtro de barro. Nostálgico realmente. Parabéns pelo seu trabalho no blog. Cada vez melhor. Sucesso cada vez mais!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s