Gotthard, a Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Década

Gotthard Cover Wallpaper

Hoje vamos rezenhar sobre uma das últimas e melhores bandas de hard rock que figuraram no cenário mundial e que poderiam ter se tornado quiçá uma das maiores. Infelizmente o destino não quis que isso ocorresse, e parafraseando uma música dos Titãs, Gotthard tornou-se a melhor banda de todos os tempos da última semana, neste caso esticando um pouco mais, da década.

Serei sincero, conheci o Gotthard através de meu antigo mestre dos magos headbangger de ofício, de um antigo emprego em meados de 2008, quando estavam no ápice de sua carreira nacional na Suíça e despontando para o cenário mundial. Antes disso, no mínimo a banda já estava pelas estradas dos montes alpinos por pelo menos 10 anos, ou seja desde 1996.

Primeira música da banda eu já tinha ouvido, porém não sabia de quem era e tinha curtido demais, era a Anytime Anywhere, que foi trilha em 2005 do filme Sin City, lembro de tê-la ouvido no filme e pirado, mas nessa época ainda não tinha um PC e não pude pesquisar de forma rápida quem eram, vindo a descobrir 3 anos depois e foi uma grata surpresa.

Fui agraciado com o álbum ao vivo Made In Switzerland, onde todos os sucessos estavam inclusos. Aquele vocal de Steve Lee era arrebatador e inconfundível, assim como as bandas de Hard Rock que sou fã declarado, um showman no palco, tinha uma presença que fazia você agitar o show todo. Desde então corri atrás dos álbuns lançados até então, e tornando-me cada vez mais fã.

Descobri que a Anytime Anywhere provinha de um álbum já consagrado, o Lipservice, com várias músicas que eu já curtia:  Dream On, Lift Up, I Wonder e I’m Alive. Músicas bem pancada, que faz o seu sangue pulsar, ficar lokasso comendo frango frito e tomando uma.

Lipservice Cover

Capa Lipservice – 2005

O álbum Domino Effect tem uma música que poucos gostam, mas eu piro ouvindo-a até hoje, Master Of Ilusion chama-se, que música foda, compus até uma versão nacional dela, que modéstia parte ficou do caralho (Latino mode on). Além dela podemos destacar a Gone Too Far, Domino Effect e The Cruiser.

Domino Effect Cover

Capa Domino Effect – 2007

Agora vem a tragédia, após o lançamento do álbum Need to Believe em 2009, que continham excelentes músicas como Shangri La, Need to Believe, Break Away, Don’t Let me Down e Rebel Soul, o frontman Steve Lee sofre um dos acidentes mais sem noção, trágico e azarado que alguém poderia ter sofrido, onde um caminhão desgovernado lançou uma moto de encontro ao artista. Ele estava realizando um sonho de vida, atravessando a Rota 66 com seus amigos e estava no estado de Nevada, Estados Unidos.

Need to Believe Cover

Capa Need to Believe – 2009

A banda ficou em hiato até janeiro de 2011 quando divulgou mensagens dos integrantes anunciando que pretendiam continuar com a banda e com um novo vocalista a ser integrado ao grupo. No dia 20 de novembro de 2011 foi anunciado o novo vocalista da banda, o também Suiço Nic Maeder, que na época já chegou gravando algumas músicas em estúdio com o Gotthard, e o videoclipe da canção “Remember It’s Me“, já do novo álbum.

Na boa, eu juro que tentei ouvir os álbuns sucessores com Nic Maeder, mas aí entra uma questão complexa, até hoje poucos conseguiram: Brian Johnson do AC/DC, Bruce Dickinson no Iron Maiden e mesmo discordando, muitos fãs dizem que James Dio no Black Sabbath também conseguiu, substituir o vocalista original com técnica equivalente ou superior e presença de palco que fizesse os fãs aceitarem o seu novo vocal e curtir. Neste caso o pobre Nic não conseguiu.

Gotthard teve tudo para que nessa década implodisse, afinal tinham as músicas mais Hards com uma harmonia fodida, baladas para até os corações mais congelados derreterem como é o caso de lindas canções como Heaven (Uma das mais lindas que ouvi até hoje, sem apelação) e  One Life One Soul, e claro um frontman que fazia qualquer um do outro lado do mundo parar o que está fazendo e querer saber quem é aquele cara com uma voz inconfundível que está cantando.

Depois da morte de Steve Lee, a banda lançou Firebirth em 2012 e Bang (Será que a Anitta usou de referência? ksksks) em 2014, mas não empolgaram. E você amigo leitor conhece alguma banda hard rock recente? Indique para este órfão blogueiro. Eu estava ouvindo Evidence One mas não empolgou muito.

Obrigado pela visita.

Firebirth Cover

Capa Firebirth – 2012

Bang Cover

Capa Bang – 2014

Anúncios

4 comentários sobre “Gotthard, a Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Década

  1. Pingback: O que está pintando de bom no Hard Rock atual | Rezenhando

  2. Conheci Gotthard esse ano e também pirei absurdamente. Acho que por ter tido contato primeiro com o Bang! acabei familiarizado com o Nic Maeder; gosto bastante do vocal dele. Claro que a posição dele é muito ingrata, porque ocupar o lugar do Steve Lee é difícil demais: o cara era um monstro, voz marcante e (como você mesmo disse) inconfundível. Aí, por mais que o cara seja competente, acaba ficando na sombra do antecessor (algo como o Tim Ripper Owens no Judas Priest).

    E vou aqui concordar com você sobre Master of Illusion: meu deus do céu que música. Riff matador, melodia deliciosa e que pancada naquele refrão! Fácil, fácil minha favorita deles.

    Como pediu sugestão, vou me folgar e deixar um link aqui, do último álbum de uma banda sueca chamada Eclipse. Segundo a Wikipedia (-q) é uma banda de hard rock, mas as músicas são cheias de elementos de prog, power metal e heavy metal (fora que eles tem um baterista absolutamente insano que consegue encaixar viradas mirabolantes em cada sobra de compasso).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s