Rezenha Crítica A Mosca 1986 de Cronenberg

Capa A Mosca 1986

Anos 80, quando o horror era o terror, e o terror era o horror. Quando os diretores ainda destacavam-se pelos efeitos práticos e não especiais. A magia do cinema encantava ou horrorizava. Neste clássico, a ordem era horrorizar e depois encantar. Um filme que havia assistido em minha longínqua infância, confira a rezenha crítica de A Mosca, do mestre Cronenberg.

Como já adiantei, A Mosca foi um filme que havia assistido há muito tempo, no falecido Cine Sinistro da BAND nas sextas de madrugada (Sabadão rolava Cine Privê), e na época lembro que fiquei num cagaço desgraçado do filme, e não nojo como a maioria sente.

Resolvi reassisti-lo esta semana, e o filme mesmo 30 anos depois (Lançado em 1986) ainda continua atual, muito em virtude por conta de dois componentes importantes, a maquiagem e a direção. A maquiagem é tão importante  e foi perfeitamente bem feita que Cronenberg creditou o responsável Chris Walas no final do filme antes que os demais do elenco, o que não é o comum. Neste caso foi merecido, pois futuramente, Chris Walas viria a ganhar o Oscar por melhor maquiagem.

E a direção de Cronenberg é o segundo fator importante. Conseguiu executar o que poucos conseguiram, pegar um roteiro considerado simples, raso, sem muitos nós e plot twists e transformá-lo em uma obra prima, com muita tensão, efeitos práticos, elenco em sintonia e prender o telespectador causando as mais diversas sensações durante o filme. Alguns exemplos bem sucedidos e que podemos comparar são:

  • “João Carpinteiro” com o Enigma de Outro Mundo, filme que teoricamente não tem nada demais em sua história, entretanto muito bem gravado criando um suspense e uma tensão fora do normal;
  • O Profissional de 1994, tem uma história bem delicada para se tratar em um filme, não consigo nem imagina um filme deste rodar atualmente, mas na época muito bem dirigido e com as tomadas certas conseguiu extrair excelentes cenas além de chocar menos do que se pode imaginar;
  • A saga Mad Max que desde seus antecessores até o atual se for ver, tem muito mais a visão de George Miller que o filme em si, o que é sensacional;
  • Dentre muitos outros que não consegui lembrar enquanto escrevia esta reZenha;

Foi o filme que estereotipou Jeff Goldblum como cientista alto e desengonçado, sempre acabou executando mesmo papel depois e com o cabelo cada vez menor, se duvida, assista os Jurassic Park, Godzilla e os Independence Days. Temos Geena Davis (Sempre quis saber o nome desta atriz) mandando super bem e o próprio Cronenberg fazendo o ginecologista, assustador.

A Mosca nos transmite vários adjetivos, é um filme de horror, para causar esta sensação em você, muitos ficam com nojinho, eu degustei cada cena. Possui um humor bem escrachado e em certo momento nos deparamos como a ambição corrompe as pessoas, no caso inicialmente Brundie é um tímido cientista que não procura especificamente o sucesso, apenas quer inventar algo promissor, e quando ele cria a caixa de pandora, sua personalidade vai mudando em paralelo com as alterações genéticas em seu corpo, achando que era invencível, que tinha tornado-se uma espécie de “Fly Man” ou o Homem Mosca fodolento. Mas toda subida tem a sua descida e acho que foi aí que o filme “destruiu” e ganha o telespectador, seja pelo horror, pelo suspense ou pelo amor. É um filme que nos faz ir mais afundo e pensar que, em questões de segundos você pode acabar com a sua vida, uma atitude sem pensar (ou sem pensar direito) pode ter consequências incalculáveis para a sua vida, irreparáveis. Afinal o tempo é uma bomba relógio.

Minha nota é 4/5.

E você o que achou do filme? Conte-nos para saber sua experiência. O seu comentário é a alma do Blog.

Anúncios

8 comentários sobre “Rezenha Crítica A Mosca 1986 de Cronenberg

  1. Pingback: Rezenha Crítica A Bela e a Fera 2017 | Rezenhando

  2. Caro amigo, você poderia, por favor, ampliar seus comentários ( como o WIKI em inglês), com o custo, arrecadação mundial, curiosidades, locações, entrevistas, etc.? Além disso, você aceitaria sugestões de filmes para futuras resenhas (extensas, se puder)? Muito obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s