Para ler PDF usem o SUMATRA PDF, sua memória RAM agradece

sumatra logo reader logo

Em mais um post sobre tecnologia, setor no qual estou metido e fuçando há quase 10 anos, vamos falar em uma das maiores injustiças tecnológicas que permeia até hoje. Sobre os leitores de PDF, no qual defendo cegamente o Sumatra e extirpo Adobe Reader de meus clientes. Saibam a razão.

Porquê utilizar um Adobe Reader consumindo mais de 100 Megaletas, sendo que poderíamos estar sendo felizes com o Sumatra? Imagine um cenário, onde você precisa de um carro só para ir trabalhar e ficar pegando sol o dia todo na rua? Você vai comprar uma Ferrari pra isso? Não, é pura ostentação e burrice. Para uma tarefa simples, você pode comprar um carro popular e barato. É a mesma coisa com estes leitores de PDF citados.

Como o nome já descreve eles leem PDF’s apenas, não convertem e nem editam (Para isso existem outros softwares). Sou da época que cada Megaleta era conquistada a tapas para manter um excelente desempenho do computador, e me deparando com tamanhas ostentações de 8 Gigas ou mais como se a memória não fosse algo importante me deixa desesperado! Galera sai instalando tudo a torto e a direita cagando e andando, quando abre gerenciador de tarefas tomamos até um susto.

Ambos possuem a mesma função de ler e pesquisar por palavras no documento (Só não vale imagens digitalizadas e convertidas para PDF, aí nem Jesus salva), mas a interface do sumatra por ser mais simplista ainda acaba sendo mais bonita que o vermelhão Ferrari do Adobe.

Quando vamos baixar os arquivos já sentimos a diferença, Adobe Reader (Baixe clicando aqui) tem 70 Megas de Setup, enquanto o Sumatra (Baixe clicando aqui), apenas 5 Megas. Logo abaixo você pode observar o resultado na prática, a diferença que pode ter ao abrir algum documento, é gritante.

task-manager-pdf

Mesmo você que tem os seus 16 Gb de memória e um excelente processador, na hora de jogar ou renderizar algo (Que consome quase 90% de desempenho), e você precisar de um tiquinho de memória e rapidez para abrir um PDF danadão, não pense duas vezes, deixe instalado algo básico e que cumpre com louvor o que promete.

Qual você utiliza? Conte-nos para saber sua experiência. O seu comentário é a alma do Blog.

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/
Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/
Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

 

Anúncios

4 comentários sobre “Para ler PDF usem o SUMATRA PDF, sua memória RAM agradece

  1. Uso o Sumatra quando estou escrevendo algum texto em (\LaTeX).
    Ele integra-se naturalmente ao ambiente Windows, usando o TeXnicCenter.
    Além disso, quando damos um “clique duplo” no PDF ele abre exatamente no local onde se encontra o código em .tex. =)
    (Caso sua codificação seja utf8)

    Mas, sempre é bom deixar um outro visualizador instalado (Foxit, por exemplo).
    Pois, se você for “compilar” algum pacote multimídia (vídeo, Gif, som, etc) em uma apresentação de Beamer, por exemplo, o SUMATRA não suporta tais recursos.

    Então… quando for usar algo mais sofisticado… Use o Foxit (ou Adobe, ou Okular, etc), caso contrário… use o Sumatra!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Até que enfim, achei mais alguém que usa essa maravilha! Concordo com quase tudo no seu post, menos com a comparação com a Ferrari, que não é uma comparação ideal: A Ferrari realmente é tecnicamente superior a um carro popular, enquanto o Sumatra, além de ser muito mais leve que o inchado Adobe Reader, é compatível com praticamente todos os formatos de publicação existente, como ebooks em epub e movi, quadrinhos em cbz e cbr, além dos mais obscuros como chm, um verdadeiro canivete suíço. Os únicos programas de leitura que me parecem tão versáteis quanto o Sumatra são os do Linux como Evince e Okular

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s