Como escolher uma barraca para acampar

Faltando quase um mês para meu projeto camping no Réveillon, a ansiedade só vai aumentando, é como se fosse minha primeira acampada, e de certa forma será, na nossa nova barraca. Vou contar um segredo, até hoje, todas as acampadas que fiz (Registradas aqui ou não) foram com barracas emprestadas, até então era um nômade das barracas, as últimas foram com a do sogrão, mas sabe como é né? O negócio é ter a sua própria, com as suas histórias cravadas nela e em suas lembranças. Mas como cheguei a minha escolha? Quais itens temos que observar antes de comprar? Será que compensa comprar a mais barata? Confira estas dicas para escolher a barraca ideal para comprar e não passar por traumas e perrengues durante seu lazer.

A escolha da barraca é bastante relativa, você pode ser aquelas pessoas que gostam de acampar no meio do mato sem nenhuma estrutura, ou que prefere acampar em campings com área gramada ou areia. É diferente também se você costuma acampar vários dias em um só lugar ou fica constantemente mudando, se é sozinho, casal ou família. Uma coisa que não muda é a necessidade de a barraca não entrar água e o principal, se você conseguirá e/ou as pessoas que acamparão com você dormirão com espaço e levemente confortáveis.

Falando por mim, estou disposto a tudo, mochilões, acampar no meio do nada ou em campings estruturados. Não tem tempo ruim, se tiver com um mínimo de tempo e grana, topo qualquer parada, até em boca de vulcão (Deve rolar altas fotos ksksks).

Primeiro, vamos analisar se você está sozinho(a), ou está acompanhado(a) de um(a) parceiro(a) ou já constitui família. Eu sempre penso que quando for comprar uma, faça o seguinte cálculo: Como se tivesse sempre com duas pessoas a mais (E se é bem ventilada com mosqueteiros e se a cobertura vai até o chão). Por exemplo, veja eu, sou eu e minha namorada e a minha barraca será para 5 pessoas (Aqui é uma exceção, pois o modelo que escolhi não existe para 4 pessoas, então arredondei para mais, afinal somos espaçosos pra caraleo).

Segundo, existe uma informação que vem em toda barraca que é o quanto de coluna de água que o modelo aguenta, ou seja aproximadamente o quanto de chuva ela aguenta. Conversando com muito campeiro “véio” cheguei a conclusão que o mínimo são barracas com 1000mm. Menos que isso nem pensar. Para se ter ideia, estas barracas que custam menos de R$100,00 tem aproximadamente 200mm a 300mm, ou seja bem menos que a metade recomendada. Particularmente eu prefiro gastar um pouco mais e não passar perrengue, do que achar que fiz um “bom negócio” e na primeira garoa tomar chuva dentro da barraca, já pensou? Entrando água por cima e pelo chão? Acaba com qualquer rolê! Esta medida para termos como base resiste tranquilamente às chuvas de nosso país, a não ser que ocorra uma exceção e São Pedro faça o mundo acabar em água, aí não tem cú que aguenta. Até casas desabam…

Terceiro, existem vários tipos e marcas de barraca. Após os pré requisitos acima, vai muito de gosto e o quê você vai mais praticar. No meu caso, escolhi modelo Canadense. Hoje é considerado antiquado e rudimentar, porém não obsoleto. Ela é bem resistente, afinal é revestida com uma lona super resistente à chuvas (Com a do meu sogro que tem mais de 15 anos de vida, passei por duas chuvas com ventania e nem se mexeu, total segurança) e é montada com aqueles famosos canos de alumínio. Porém ela é bem mais pesada que as que mais vendem hoje de modelo Iglu. Para acampadas no meio do nada e mochilões eu penaria um pouco nas caminhadas, mas já comprei sabendo do mártir que vou passar nestes casos, então nem ligo ksksks.


Resumindo, hoje estão a venda barracas do tipo Iglu e Túnel (Mais vendidas e muito mais leves, aquele sistema de varetas é sensacional, facilita a montagem e é leve demais), e se garimpar encontra as nostálgicas Canadenses. As marcas que mais recomendo (Isso não impede você de escolher outra do seu gosto) são: Quechua, Coleman, Echolife e a Trilhas e Rumos. Existem marcas importadas que eu desconheço que e que são tops, mas não me sinto bem em indicar por desconhecer, falo aqui das que pesquisei afundo os requisitos mínimos e comparei uma a uma.

Eu estava há meses namorando esta acima para 5 pessoas, e finalmente comprei. Em breve faço um vídeo tutorial de como montar uma barraca canadense. Quando fui montar a do meu sogro pela primeira vez, apanhei pra caramba resultando até em uma leve discussão com a namorada ksksks… Então caso vá comprar, leia manual e monte na sua casa a primeira vez, ou veja vídeos no Youtube.

Só para constar, a vermelha e a azul que aparecem de fundo na capa, são respectivamente: A Nautika Falcon 4 e a Quechua Arpenas XL. Respectivamente também atendem aos requisitos dissertados.

E aí gostaram do post? Foi informativo? Qualquer outra dica fiquem à vontade para comentar. Seu comentário é muito importante.

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/
Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/
Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

8 comentários sobre “Como escolher uma barraca para acampar

  1. Camping na véspera de Ano Novo parece divertido (provavelmente não aqui no Reino Unido onde seria demasiado frio). Nós compramos uma nova tenda no verão passado e estamos ansiosos para obter lotes de uso em que em 2017. Obrigado por seguir o meu blog e estou ansioso para algumas fotos da viagem de acampamento de Ano Novo! x (Google Translate.. )

    Curtido por 1 pessoa

    • Thanks for the comment. Too bad our climate be is reversed. Here is heat / summer and your country Cold / Winter. I love your blog, I hope we can become great friends (despite the distance). You are very beautiful, and I hope that when you will can inaugurate your tent, you will can do a post and I can see the photos. You can leave that in the first week of 2017 I will post the photos. Have a nice week! – Ps: TRANSLATE ksksks

      Curtido por 1 pessoa

      • Ahh – you’re too kind – thanks for the lovely compliment Felipe! I’m glad you like my blog and I’m sure that we’ll continue as friends in our ‘blogging world’ where distance means nothing which is great! I look forward to seeing you’re pictures in January! Enjoy you’re lovely weather and have ‘fun in the sun’! x

        Curtir

Deixe um comentário

