Você já teve Pantofobia? Ou ainda não sabe?!

pantofobia

Outrora em uma fase depressiva da minha vida comecei a ter fobia de muita coisa, não saía, não conversava com as pessoas, tinha medo até de beber ou comer algo. Coisas que eram demasiadamente simples, ficava paranoico, resumindo, surtando.  Até chegar ao ponto de descobrir qual o nome da fobia de todas as demais. Sim chama-se Pantofobia, e não é nada engraçado.

Tecnicamente falando, Pantofobia é o aumento da frequência cardíaca, sudoração excessiva, estremecimento, dificuldade para respirar, sensação de engasgamento, dores ou desconforto no tórax, mau-estar estomacal, sensação de náuseas ou desmaios, medo de perder o controle ou de enlouquecer, medo de morrer, aturdimento, escalafrios ou calores súbitos.

São todos sintomas ou sensações. Logicamente que uma pessoa na prática jamais poderia sofrer deste mau, assim como eu não sofri, mas tinha a sensação que sim e era horrível, você vai sendo engolido por todos os seus medos momentâneos, dos mais simples até àquele que se pudéssemos resumir, seria um carnaval de horrores. Estava aqui deprê, ouvindo uma música ainda mais deprê (The Sound of Silence), e lembrei deste momento negro da minha vida, onde a escuridão era a minha melhor amiga. Achei curioso postar sobre a fobia de todas as fobias, já que existem centenas delas.

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/
Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/
Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

8 comentários sobre “Você já teve Pantofobia? Ou ainda não sabe?!

  1. Melhoras, cara. Eu já tive começo de depressão e a visão da gente muda mesmo. Hoje expresso minha tristeza nos textos, por isso o blog é tão importante. A psicóloga disse que é saudável manter o blog como descarga inicial, mas que preciso tentar outras interações. Estou devendo nas saídas… Toda vez que os amigos marcam algo eu sinto como se fosse um peso, como se algo de errado fosse acontecer comigo no encontro. Na minoria das vezes vou, e tudo dá certo, mas os bons resultados, curiosamente, não fazem com que eu me sinta mais confortável durante os convites posteriores.

    Curtido por 1 pessoa

    • Justamente essa sensação “(…) eu sinto como se fosse um peso, como se algo de errado fosse acontecer comigo no encontro.(…)” que eu tinha e me fez pesquisar, pois me dava uma sensação ruim em tudo o que eu ia fazer! O Blog é uma ótima vãlvula de escape. Me decepcionei muito com amigos, e usei o BLog como um auxiliar. Não só para isso! Entre outras coisas também. Ele é muito importante. Afinal se ninguém próximo ouve a gente, alguém nessa infinita Hghway da Internet vai ler, concordar ou discordar, o mais importante prestar atenção!

      Curtido por 2 pessoas

  2. Sei bem como é isso, já tive muito. É meio difícil descrever (problema do qualia) mas eu costumo resumir como “sensação de que algo não está indo bem/está dando terrivelmente errado”, mesmo sem nada que justifique. Quase como a sensação que nossos ancestrais primordiais tinham ao se deparar com um tigre dente de sabre na entrada de sua caverna. Recomendo a todos que tiverem isso procurarem um médico. Remédios (o mesmo tipo usado pra tratar depressão) e, se possível, terapia cognitivo-comportamental, podem ajudar muito. Como você fez pra sair dessa fase?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário