Testei o novo e futurista Opera Neon

opera-neon-logo

Quando deparei-me com a notícia sobre um navegador conceitual que a empresa desenvolvedora do Opera Browser estava trabalhando fiquei deveras otimista, afinal não é novidade para ninguém o quanto defendo esta empresa e quanto seu navegador é injustiçado, sempre pioneiro nas tecnologias e conceitos, e os demais que são mais “pops” sempre o copiando. Segundo as notícias e o site oficial do Opera, era cravado com toda certeza um conceito de como serão TODOS os navegadores do futuro sem falsa modéstia ignorando inclusive seus concorrentes copiadores. Alguns poderiam ficar céticos e sentir-se coagidos por tamanha propaganda, não eu, no fundo sabia que ali existia uma verdade absoluta, e digo mais, acho que nunca fiquei tão entusiasmado com um navegador desde quando lançou o Google Chrome com sua ultra velocidade (Mesmo na época, incompatível com muita coisa).

“Jon von Tetzchne inovou a disputa de navegadores com seu Opera em meados de 1996, por pelo menos 15 anos era o navegador pioneiro, que trazia as novidades para que os gigantes, diga-se de passagem Chrome e Firefox, “chupinhassem” as ideias e com as maiores fatias do mercado, sobressaíssem como os inovadores e os fodolentos da tecnologia.” Postei este trecho quando falei do Vivaldi Browser (Criado pelo ex fundador do Opera), que é muito bom, mas não fiquei tão entusiasmado quanto o Opera Neon.

O download do Opera Neon pode ser realizado neste link oficial: https://www.opera.com/pt-br/computer/neon.  Não se engane e acabe baixando o Opera oficial ksksksks.

Ele é desenvolvido na plataforma Chromium (90% dos “novos” navegadores são desenvolvidos na plataforma da Google).

Não se engane, o Opera só quis causar alvoroço no mundo da tecnologia, obviamente ele não substituirá o seu ainda produto oficial, Opera Browser, pelo Opera Neon. Mas eu fiquei muito entusiasmado com o seu layout, lembra muito um Smartphone porém com a pegada Desktop (Difícil entender e até explicar, mas é porque ele não sofrerá nenhuma mudança em nenhuma das plataformas para ficar mais amigável, pois é de fácil manuseio em qualquer tela que for utilizá-lo).

Página inicial do Neon com os ícones flutuantes. Ou você deixa transparente mostrando sua área de trabalho, ou coloca algum wallpaper como este muito bacana que vem com o navegador!

Página inicial do Neon com os ícones flutuantes. Ou você deixa transparente mostrando sua área de trabalho, ou coloca algum wallpaper como este muito bacana que vem com o navegador!

Organiza os sites mais acessados na tela principal, podendo personalizar como você quer, como se fosse um Smartphone mesmo, e quando você vai abrindo abas, ele vai organizando lateralmente de uma forma muito… ORGANIZADA ksksksks.

Vários sites abertos e de forma muito bonita e organizada. Sem bagunça.

Vários sites abertos e de forma muito bonita e organizada. Sem bagunça.

Outro detalhe importantíssimo é o desempenho, mesmo sendo o primeiro instalador, com os mesmos sites abertos nele e no Chrome por exemplo, consome menos memória. Esperemos que continue assim. Na figura abaixo com as mesmas abas abertas do Neon e do Chrome a diferença é gritante. Não havia outra forma de calcular se não somasse todos os processos e tirasse uma média, e pasmem: Chrome – 52.082 Mb x Opera Neon – 27.432Mb, ou seja, quase metade de consumo a menos.

opera-neon-x-chrome

A atual loja de extensões do Opera funciona no Neon. Instalei o UBlock e rodou lisinho. Não testei outras extensões.

Ele não possui aplicativos para nenhum sistema móvel (Android, Windows ou IOS), por enquanto, apenas o Opera Browser oficial possui aplicativo para móveis.

A instalação é muito simples, e não precisa ter aquele receio, por enquanto podemos instalar no famoso piloto automático Next, Next, Next. Ele instala tudo configurado em nosso idioma e sem nenhuma propaganda (bloatwares).

Único ponto negativo é que ele ainda não importa nada de nenhum navegador com exceção do Internet Explorer, sem solicitar nada já importou tudo. Se importasse do Chrome, estaria até agora utilizando-o, afinal minha vida está sincronizada na minha conta Google, incluindo favoritos e etc. Uma pena.

O Opera Neon ainda precisa evoluir mais um pouco, afinal é sua primeira versão de instalador. Seu único ponto negativo não abalou meu entusiasmo, deixei-o instalado e fico utilizando-o em vários sites que uso diariamente só para já ir me adequando, afinal eu não creio que o futuro será muito diferente do que conseguiram projetar. Fantástico!

Se você já utilizou o que achou? Comente, o seu comentário é a alma do Blog.

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/
Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/
Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

Anúncios

9 comentários sobre “Testei o novo e futurista Opera Neon

  1. Pingback: O que esperar do novo Firefox Quantum? | Rezenhando

  2. Eu tinha baixado e instalado o opera neon. Gostei muito ,mas depois de alguns dias ele nao abre mais . desinstalei e baixei outro instalador ,e agora nem o instalador ele quer executar. q Q EU FAÇO?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Como vc baixou o Ublock. quando entra na loja do opera e tenta adicionar a extensão ele pede pra vc baixar o Opera oficial ou na opção de baixo obter a extensão mesmo assim. Ele baixa mais quando vc clica pra instalar abrindo com o Opera Neon ele baixa de novo. Ajuda ae. Obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s