Faz um tempo que estava formulando este post, entretanto não pude finalizá-lo antes em virtude que para de entregar um veredito precisava testá-lo afinco para não opinar de forma precipitada, ainda mais tratando-se de um item essencial no carro e que se montado de forma errada ou comprando algo de péssima procedência pode ocasionar um acidente. Hoje vou “rezenhar” sobre pneus, com mais detalhes da marca Continental, que de todas pesquisadas foi a que escolhi para o meu Bala de Prata. São confiáveis? E a vida útil? A qualidade? São duros ou macios? Ajudam na economia no consumo de combustível? Além destes questionamentos, se você está precisando trocar de pneus e não quer ser enganado (ou por pura curiosidade para escolher o de melhor agrado e qualidade), confira esta “rezenha” sobre os pneus Continental ContiPowerContact e o que precisa saber para escolher um pneu para comprar.
No final do ano de 2016 fiz uma revisão geral no Bala de Prata, e foi muita grana na brincadeira (inclusive estou pagando até agora ksksks), fiz tudo que era preciso e sendo adiado há anos, além de outros “poréns” que surgiram durante as manutenções que só encareceram ainda mais o gasto. Foram manutenções em modo “bola de neve”: Primeiro refiz a caixa de direção hidráulica, que por causa dela, foi necessário trocar os pneus Michelin comidos (que dor no coração!) até o talo em razão do carro estar desalinhado com as buchas e bandejas estouradas devido a goteira de óleo da direção que corroeu tudo. Além disso, foram juntas do cabeçote que queimaram, bateria que arriou neste meio tempo entre outros intempéries que como adiantei só fuderam com orçamento e quase não consegui ir passar a virada em Analândia acampando (clique aqui e confira o relato).
Como meus Michelin dianteiros ficaram só no arame, e os traseiros ainda eram os que veio com o carro, resolvi trocar os 4 de uma vez. Logicamente que não ia conseguir colocar 4 pneus Michelin, infelizmente, pois sou fã da marca e sempre utilizei quando tive minha moto e em carros anteriores. Então parti para o mercado analisar o que tinha de bom e barato para comprar. Só que foi um processo longo de quase um mês, até levantar as informações necessárias. Vamos por partes.
Encontrando a medida exata
Para encontrar a medida exata é simples, ou você olha nas bordas do pneu até encontrar algo como por exemplo a medida do meu: 185/60/R14 – 82H, ou consulta o manual do veículo, e se não tiver como nenhuma das duas opções, ou você pesquisa na Internet ou liga em alguma loja e informa o carro que possui.
Custo x Benefício
Até quanto quer gastar? Essa foi a primeira pergunta dirigida a mim mesmo. Eu não podia gastar mais que R$1000,00 (com uma tolerância de R$100,00 como foi o caso). E os Michelin passavam dos R$1400,00.
Após definir até quanto gastar, comecei a pesquisar promoções e marcas. De cara descartei Pirelli e GoodYear. Já tive experiências com ambos, e sempre os achei muito duros sem estabilidade alguma. Pelo menos GoodYear tem uma vida útil alta, pois no Onix com os devidos rodízios está batendo os 60.000 KM originais de fábrica. Pirelli é só tristeza, desde quando tive minha Suzuki Yes, e em um Palio onde menos que 45.000 foi necessário realizar a troca, mesmo efetuando todas manutenções e rodízios corretamente.
Logo deparei-me com as marcas: Continental, Dunlop, Bridgestone, Firestone e Hankook.
Aqui na cidade não sei qual o iteresse na Dunlop, mas todo lugar tentavam empurrar a Dunlop e riam d emim quando demonstrava minhas segundas intenções com a Continental ou Hankook.
Outro grande problema era a forma de pagamento, aqui na cidade não facilitavam nada, então logicamente fui comprar na Internet parcelado em 10 vezes.
Eu estava inclinado com os Hankook, porquê todo Opala aqui da cidade está rodando com pneus desta marca, e são muito bonitos além de parrudos “diga-se de passagem”. Meus amigos opaleiros falaram muito bem deles. O que me barrou era o seu peso comparado aos demais, a diferença era absurda, ou seja, ele foi feito para os “6 canecos” mesmo, e se os colocasse no meu Bala de Prata, o consumo de gasolina ia disparar com o “sobrepeso”.
Após muito pensar, optei pelos Continental ContiPowerContact. Depois de muita pesquisa, descobri que os taxistas estão utilizando este modelo (quer um argumento melhor? Afinal os caras rodam o dia todo e não colocam qualquer porcaria em sua ferramenta de trabalho) e tem vindo de fábrica nas BMW’s.
Tecnologias
Com isso também aprendi sobre os tipos de pneus. Existem os simétricos, direcionais e assimétricos. Optei pelo da Continental por ser assimétrico e segundo muitas teorias, argumentos de vendedores e da própria fabricante, rendem mais e consomem menos combustível por quebrar melhor o ar, terra ou chuva que passam por eles quando estamos rodando, tudo isso em razão de não ser um único desenho de ranhuras padronizado na borracha. Normalmente o assimétrico não segue um padrão linear em seu desenho, e a razão é esta, que tudo ali teoricamente foi projetado para ter um bom desempenho de rodagem com o mínimo de consumo possível, mantendo o carro seguro sem forçar.
Para esclarecer este ponto:
Pneus Assimétricos
Um método muito fácil de identificar se o pneu que estamos adquirindo é assimétrico é olhando as informações na lateral do pneu e localizar as palavras outside/inside (exterior/interior ou extérieur/intérieur) , ou alguma outra forma que determine o lado específico de montagem.
Uma outra maneira não muito confiável é olhando a banda de rodagem, o desenho deste pneu por padrão não se iguala ao seu lado oposto.
Simplificando, se cortássemos este tipo de pneu ao meio o lado esquerdo mão se iguala ao direito. Motivo pelo qual há necessidade de saber qual o lado interno do externo, pois o lado que ficar para fora (onde será fixado a roda com os parafusos) é muito mais reforçado que a parte de dentro.
Ocorre então o seguinte, no lado externo do pneu contém blocos maiores e mais próximos um do outro, de modo a ampliar a área de contato com o solo, principalmente em curvas, quando esta área do pneu é mais solicitada.
Desta forma proporciona curvas melhores, podendo suportar o peso e a força do veículo, além de ser um excelente isolante térmico e impermeável.
Este tipo de pneu tem mais algumas vantagens como o ruído reduzido, boa estabilidade em pista molhada e um excelente desempenho em curvas (testado e aprovado!).
A desvantagem está no preço do produto por ser uma tecnologia mais atual, consequentemente torna-se mais cara, entretanto o custo x benefício em paralelo a sua vida útil torna-se com o tempo mais vantajoso.
Pneus Direcionais
É o pneu mais fácil de ser identificado.
Observando a banda de rodagem deste pneu, podemos notar que o desenho sempre aponta em uma direção específica. Se dividíssemos um pneu destes ao meio, invertendo um dos lados e colocarmos um atrás do outro os desenhos seriam exatamente iguais (simétricos). Outro método fácil de concluir que o pneu é direcional é de localizar na lateral do mesmo, uma flecha ou símbolo, que determina a direção e em qual lado este tem que rodar. Antes da fabricação dos pneus assimétricos, a maioria dos veículos de alto desempenho saía de fábrica com estes pneus do tipo direcional.
Estou satisfeito com o kit de pneus ContiPowerContact da Continental, uma marca alemã que está investindo pesado para entrar forte no mercado nacional e que tem conquistado com sucesso e qualidade. Daqui um bom tempo quando for trocar os pneus, com certeza será prioridade máxima considerar a Continental novamente. A não ser que o preço fuja dos padrões e compense pegar Michelin por exemplo.
Espero que tenham gostado e aprendido com esta “rezenha” meio review dos pneus ContiPowerContact. Se você já usava ou está procurando pneus comente para trocarmos informações e enriquecer o post! Desde já, obrigado!
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Obrigada ! Ajudou-me a decidir 🙂
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Olá que bom que ajudou, desde que os instale rodei bastante, sem contratempos. Muito bom e por num preço condizente.
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Boa tarde.
Estou há quase 01 mês fazendo pesquisas acerca de pneus para meu carro (205/55 R16 91v). Após centenas de pesnquisas, deparei-me com 02 modelos para me deixar na dúvida: Continental contipower contact por R$ 280,00 (promoção mesmo) e um Michellin Primacy 3 por R$ 325,00. Vale a pena pagar a diferença no Michellin já que apenas faço uso do carro em ambiente urbano / diário? O conti não daria conta do recado???
Obrigada!
Grazi
Curitiba
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Na minha humilde opinião e até o momento os Conti estão super bem e dão conta do recado. Você vai trocar os 4?
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Sim. Os 4. Eu estava dando uma pesquisada, o Micchelin é simétrico né?
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Olha preciso confirmar. Quando eu tive o modelo que eu usava era
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