Plante em Casa e NUNCA MAIS VÁ ao Médico ou Farmácia

E aí rezenhadores de plantão beleza? Logicamente que se você já faz algum tratamento médico, JAMAIS, eu disse JAMAIS o abandone para algo alternativo. CONCILIAR é a palavra chave! Confiram todas informações de cada planta/erva citada clicando no “Continuar Lendo”.

Ora Pro Nobis

Benefícios da ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é considerada uma fonte de nutrientes barata e muito nutritiva, principalmente por ser rica em proteína, vitaminas e fibras para um bom funcionamento do intestino. Assim, alguns dos possíveis benefícios desta planta incluem:

Informação Nutricional

Componentes Quantidade em 100 g de alimento
Energia 26 calorias
Proteína 2 g
Carboidratos 5 g
Gorduras 0,4 g
Fibras 0,9 g
Cálcio 79 mg
Fósforo 32 mg
Ferro 3,6 mg
Vitamina A 0,25 mg
Vitamina B1 0,2 mg
Vitamina B2 0,10 mg
Vitamina B3 0,5 mg
Vitamina C 23 mg

Erva Cidreira

Benefícios do chá de erva-cidreira

Os benefícios do chá de erva-cidreira estão relacionados às propriedades medicinais que esta planta possui. Assim, dentre os principais benefícios, inclui-se:

  1. Melhorar a qualidade do sono;

  2. Aliviar as dores de cabeça;

  3. Combater os gases;

  4. Prevenir distúrbios digestivos;

  5. Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;

  6. Prevenir distúrbios renais;

  7. Promover o alívio da tosse;

  8. Promover o bem-estar e a tranquilidade.

Boldo

Para que serve e benefícios

O boldo serve para tratar má digestão, problemas do fígado, litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência, dor de cabeça e suores frio. O boldo também é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.

O chá de boldo não emagrece, mas pode ajudar a desinchar a barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais lisa.

Quando usado em excesso pode ser tóxico e promover as contrações uterinas, favorecendo o aborto, por isso em caso de gravidez ou suspeita de gravidez este chá deve ser evitado.

 

Manjericão Roxo

Para que serve o manjericão

O manjericão serve para:

  1. Ajudar no tratamento de tosse, catarro;

  2. Feridas;

  3. Problemas de estômago;

  4. Falta de apetite;

  5. Gases;

  6. Aftas;

  7. Dor de garganta;

  8. Rouquidão;

  9. Amigdalite;

  10. Náusea;

  11. Verruga;

  12. Prisão de ventre;

  13. Cólica;

  14. Ansiedade;

  15. Insônia;

  16. Enxaqueca e

  17. Picadas de insetos.

Hortelã

Para que serve a Hortelã

A hortelã é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, e possui principalmente propriedade antioxidantes e estimuladoras da imunidade. Assim, a hortelã serve para:

  • Aliviar gases intestinais, pois esta planta tem efeito antiespasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e antiemético, aliviando náuseas e vômitos;

  • Facilitar a digestão e diminuir a azia, por ativar a produção de bile e melhorar a função do sistema digestivo;

  • Ajudar a aliviar a febre, principalmente quando associado com gengibre, pois estimula a circulação;

  • Combater a dor de cabeça, por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação;

  • Diminuir sintomas de estresse, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes;

  • Agir como antisséptico, capaz de dificultar o crescimento de bactérias e amebas no trato digestivo.

Erva de São João

Para que serve

A Erva-de-São-João serve para acalmar o estresse e tratar insônia, nervosismo e depressão. Pode, ainda, ser utilizada no combate à caspa, acne, problemas digestivos, gota, hemorroidas e problemas urinários.

Anador ou Doril (Nome verdadeiro: Terramicina)

Uma das dores que o chá de terramicina ou doril pode combater é de cólica menstruais que muitas mulheres sofrem tanto. O seu chá pode ser consumido umas 3 vezes ao dia para acabar com as cólicas menstruais.

É importante a mulher avaliar a sua dor de cólica menstrual com um médico, afinal há algumas doenças como a endometriose que pode agravar essa dor, é importante fazer essa avaliação com um médico. De maneira geral as cólicas menstruais são normais, mas na dúvida é sempre importante ir a um ginecologista.

Um dos remédios naturais que podem ajudar no alívio das cólicas é o chá de terramicina, mas veja os demais benefícios desta planta:

Combate a tosse

A sabedoria popular já dizia desse benefício de acabar com a tosse e realmente  é verdade. Na estação do inverno, principalmente, temos maior propensão em adoecer com gripes e resfriados e com eles vem a tosse. Fazer um chazinho de terramicina vai ajudar a acabar com a tosse.

Digestiva e depurativa

A terramicina também tem como benefício sua ação digestiva e depurativa. Todos os problemas gástricos o chá de terramicina pode ser muito útil e também para a limpeza das toxinas do corpo.

Diurético

O chá de terramicina também é um ótimo diurético, isso significa que ele pode ser bom para alguns problemas de saúde em que o aumento da eliminação da urina ajuda como a retenção de líquido e a celulite.

Cistite

Outro problema bem comum nas mulheres é a cistite que é a inflamação da bexiga e que também chamamos simplesmente de infecção urinária. Por causa de sua ação diurética e anti-inflamatória o chá de terramicina é um ótimo aliado  na eliminação da bactéria Escherichia coli causadora da cistite.

Ação antibiótica

Esse nome “terramicina” já nos remete a um famoso antibiótico, isso significa que esta plantinha recebeu esse nome justamente por causa de sua ação antibiótica, ou seja, combate inflamações

Sistema imunológico

Tomando chá de terramicina você ajudará também o sistema de defesa que luta a todo instante contra os invasores do nosso corpo, é o nosso sistema imunológico responsável por nos manter longe das doenças.

Outros benefícios

Outros benefícios que o chá de terramicina pode trazer para nossa saúde é os seguintes:

  • Herpes labial

  • Furúnculos

  • Dores de cabeça

  • Enxaqueca

  • Gases

  • Ansiolítico

  • Cicatrizante

  • Antitumoral

  • Anticonvulsivante

Guaco

Para que serve, como usar e contraindicações

O Guaco é uma planta medicinal, também conhecida por ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva-de-cobra, muito utilizada em problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante.

O guaco serve para tratar a gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias e infecções na pele. Além disso, esta planta é usada popularmente para tratar o reumatismo.

Quais as propriedades

Apesar de serem atribuídas ao guaco várias indicações terapêuticas populares, somente a ação broncodilatadora, antitussígena, expectorante e edematogênica sobre as vias respiratórias foram comprovadas.

Aranto

Para que serve

O aranto é popularmente utilizado no tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas, nos episódios diarreicos, febres, tosses e na cicatrização de ferimentos. Por possuir ações sedativas também é usado em pessoas com problemas psicológicos, como os ataques de pânico e a esquizofrenia.

Pode ser eficaz no combate ao câncer devido sua potencial propriedade de citotoxicidade, atacando as células cancerígenas. Porém, até o momento, ainda não há comprovações científicas suficientes desse benefício com o consumo direto das folhas da planta.

Moringa

Benefícios da moringa

Segundo alguns estudos científicos, a moringa pode ser utilizada para diversas situações, sendo seus principais benefícios:

  1. Aumentar a capacidade respiratória, ajudando a combater doenças como a asma;

  2. Prevenir a diabetes, pois possui propriedades que ajudam a regular o estresse oxidativo, o que reduz os níveis de açúcar no sangue, protegendo as células;

  3. Proteger o coração, pois evita a absorção de colesterol no intestino e formação de placas de gordura nas artérias, diminuído assim o risco de doenças cardiovasculares;

  4. Regular a pressão arterial, já que melhora a circulação sanguínea por causa do seu efeito vasodilatador;

  5. Auxiliar na perda de peso, pois possui fibras e proteínas que ajudam a aumentar a sensação de saciedade;

  6. Prevenir e combate a anemia, já que as suas folhas possuem grande quantidade de ferro (105 mg por cada 100 g de folha), favorecendo a formação de glóbulos vermelhos;

  7. Aumentar as defesas do organismo, pois é constituída por substâncias, como vitamina C, polifenóis e betacaroteno, que reforçam o sistema imune;

  8. Possuir efeito analgésico e anti-inflamatório devido à presença de isotiocianatos, quercetina e ácido clorogênico, que são substâncias que ajudam a diminuir o processo inflamatório, aliviando os sintomas de reumatismo e inflamação da próstata, por exemplo;

  9. Proteger e hidratar a pele devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B, C, E e A que possui, favorecendo, assim, a cicatrização da pele;

  10. Melhorar a saúde do sistema digestivo, pois previne e auxilia no tratamento de úlceras estomacais, além de ajudar a combater a prisão de ventre devido a sua grande quantidade de fibras;

  11. Ajudar a tratar as hemorroidas, pois possui efeito vasodilatador, estimulando a circulação sanguínea;

  12. Melhorar a visão, pois é constituída por betacaroteno, que é um componente precursor da vitamina A que, dentre outras funções, é responsável por manter a saúde da visão;

  13. Ajudar a diminuir os efeitos da menopausa, uma vez que ajuda a controlar os níveis de inflamação e estresse oxidativo durante esse período, fazendo com que a concentração de hormônios durante a menopausa fiquem estáveis. Saiba identificar os sintomas da menopausa.

Propriedades da moringa

As propriedades da moringa incluem ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antidiabética, vasodilatadora, anticolinérgica, antirreumática e cicatrizante.

Gengibre

Os benefícios do gengibre para a saúde é principalmente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon retal e úlceras no estômago.

O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas a água, sucos, iogurtes ou saladas.

Comente, seu comentário é a alma do Blog! Até mais e obrigado pelos peixes!

Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/c/Rezenhando
Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/

Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Siga-nos no Instagram – https://instagram.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/

#Boldo #Gengibre #Moringa #Aranto #Guaco #Doril #Anador #Manjericao #Manjerona #Hortela #Menta #Mentol #Terramicina #Saude #Health #Medicina #Coronavirus #Covid #Cancer #AIDS #Covid19 #Nature #Natureza #Natural #Rezenhando

2 comentários sobre “Plante em Casa e NUNCA MAIS VÁ ao Médico ou Farmácia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s