Cronologia Digimon: Entenda a ordem dos episódios e filmes

E aí Rezenhadores de plantão beleza? Nem melhor e nem pior, apenas diferente! É assim que você deve interpretar cada “era” em Digimon. A franquia possui mais de 20 anos de existência e muita água rolou de 1997 até hoje. São mais de 50 jogos, 8 mangás, diversos projetos de animação e muito mais. Uma coisa todos concordam: Digimon é uma franquia versátil, eu me arrisco a dizer que é a franquia mais versátil que já existiu. Vejo que alguns fãs falam muito na palavra “essência” para caracterizar aquela base do que é ou poderia ser Digimon. A essência de Digimon é “INOVAR”. A franquia chegou a 2 décadas graças ao riscos corridos, aos seus acertos e também,  erros. Digimon é muito mais do que um mero jogo ou algo que fez parte da sua infância, é uma das franquias mais poderosas e inovadoras do Mundo! Vamos a um breve resumo das suas principais “ERAS”, ou seja, conheça a verdadeira Cronologia Digimon:  (Ah! E clicando aqui você confere a cronologia Pokemon que é sucesso em nosso canal do YouTUBE e Blog!)

Cronologia Digimon Entenda a ordem dos episódios e filmes

Para quem não acompanha o anime desde o início (assim como eu que cresci e parei entre a segunda e a terceira era (02 e a Tamers)) e tem interesse em assistir todos os episódios e filmes, separamos na ordem correta para que você consiga entender tudo da melhor maneira possível.

As temporadas (Eras) são nesta sequência:

ERA “DIGIMON ADVENTURE” – 1997 / 1999

Eu englobo nessa era, algo que começou muito antes do lançamento da primeira temporada “Digimon Adventure”, afinal Digimon NÃO começou com Adventure como alguns admiradores de Digimon imaginam.

A franquia começou 2 anos antes em 1997, com o lançamento do V-pet “Digital Monster versões 1,2,3,4 e 5” (Esse aparelho lembra muito o Tamagotchi ou bichinho virtual como a maioria conhece) que fez sucesso aqui no Brasil, também em meados de 1997/1998. Na verdade, Digimon é a evolução dele. Enquanto na versão original você apenas podia criar o seu monstrinho e vê-lo morrer. Em Digimon você o criava e treinava para batalhar com outros amigos que também tinham esse aparelho e foi aí que Digimon nasceu).

Obs: Vale lembrar que Aki Maita, a mesma criadora do Tamagotchi, também é a criadora de Digimon.

Em paralelo a isso, tivemos o lançamento do primeiro Mangá One-shot intitulado “C’mon Digimon” e que serviu de base para o lançamento do primeiro mangá oficial “Digimon Adventure V-Tamer 01”. Com o sucesso do mangá “V-tamer 01” em 1998, um ano depois, em 1999 foi lançado a primeira temporada sob o nome de “Digimon Adventure”. Digimon Adventure reúne diversos elementos do mangá “Digimon V-Tamer 01”, inclusive o seu protagonista foi reaproveitado e uma família foi criada, com uma irmã que não existia na versão original.

ERA “DIGIMON ADVENTURE 02” – 2000

Com o sucesso da primeira temporada do anime, a Bandai e a Toei mais uma vez apostaram suas fichas e desenvolveram uma nova história que foi amarrada ao conceito já pré desenvolvido em 1999. E um ano depois nascia Digimon Adventure 2002″ ou simplesmente, “Digimon 02”. O “02” é uma referência ao fato de ser uma continuação mas também ao fato da trama se passar 3 anos após a primeira temporada, ou seja, no ano de 2002. E ai que começava a era da inovação. Digimon 02 apresentou novos conceitos de evolução, agora intitulado de “EVOLUÇÃO ARMOR” (Um tipo de evolução utilizando antigos artefatos e que faziam os Digimon atingirem um novo nível intitulado “Armor”) e também apresentou o conceito de “EVOLUÇÃO JOGRESS” (aqui nomeado de Digievolução de D.N.A), onde os Digimon podiam se fundir e gerar um novo ser. E assim nasceu Digimons como Omegamon, Paildramon e Shakkoumon.

Em paralelo ao lançamento da série, os jogos continuavam sendo lançados, tanto o v-pet (agora sob o título de Digimon Pendulum versão: 1.5 Nature Spirits, 2.0, 2.5 Deep Savers, 3.0, 3.5, 4.0, 4.5, 5.0, 5.5 Metal Empire e ZERO Virus Busters) como tambem uma série de jogos para o portátil próprio da Bandai nomeado de: WonderSwan e principal concorrente do GameBoy da Nintendo. Foram nesses jogos que criaram e desenvolveram ao longo de anos a história do Ryo Akiyama (que depois apareceu na série “Digimon Tamers” como um dos protagonistas).

ERA “DIGIMON TAMERS” – 2001

Digimon Tamers marcou o primeiro “REBOOT” com relação aos animes! Agora a historia se passava em um universo paralelo e com novos conceitos. A Trama foi amarrada ao Card Game de Digimon que já era lançado desde 1997 e apresentaram uma nova forma de evolução: MATRIX EVOLUTION. Agora os “Domadores de Digimon” poderiam se unir aos seus Digimon e lutarem juntos. O Digivice dessa temporada “D-Arc” permitia a utilização de cartas do card game oficial para incrementar as batalhas. Essa foi sem dúvidas uma das primeiras grandes inovações na franquia Digimon!

ERA “DIGIMON FRONTIER” – 2002

Digimon chegava a sua quarta geração e mais uma vez sofria um “REBOOT”. Aqui foi reaproveitado o conceito da Matrix Evolution apresentado na temporada anterior mas de uma forma mais ampla. E assim nascia a “SPIRIT EVOLUTION” onde as crianças protagonistas se transformavam nos seus próprios Digimon e enfrentavam elas mesmos os perigos de uma nova aventura. Assim como nas eras anteriores, Frontier foi marcada por uma série de lançamentos de jogos em paralelo ao anime. Tais como uma nova versão do Pendulum: 1.0 Dragon’s Roar, 2.0 Armageddon’s Army e
3.0 Animal Colosseum. E como fator de inovação o Digivice dessa temporada agora permitia a leitura de QR CODE e o sistema de “SCAN”, essa era mais uma inovação da franquia Digimon!

ERA “DIGIMON CHRONICLE” – 2003 / 2005

Após 4 temporadas consecutivas sem intervalo de lançamento a equipe da TOEI resolveu dar um tempo para a franquia respirar um pouco e anunciou uma pausa indeterminada nos animes. Mas a BANDAI continuou com todo o pique lançando novos projetos e assim nasceu “DIGIMON CHRONICLE”. Chronicle marcou uma nova era em Digimon e junto com o lançamento de um mangá one-shot fomos apresentado aos “DIGIMON X” (Uma nova sub-raça de Digimon poderosos e que marcaram essa importante ERA da franquia). O famoso v-pet de Digimon lançado em todas as eras passadas agora voltava sob o título de “PENDULUM X” e foram lançadas essas versões: 1.0, 1.5, 2.0 e 3.0. Em 2005 ainda durante a era Chronicle, a Bandai e a Toei lançaram juntas um filme intitulado: “DIGITAL MONSTERS X-EVOLUTION”, o primeiro filme 3D da franquia e também uma co-produção da Toei com a empresa Chinesa “Imagi”, onde também foi lançado na época o primeiro manwha (Mangá Chinês) que se chamou “DIGIMON D-CYBER” (em resumo era uma adaptação do universo dos Digimon X sob outra ótica). Durante essa era a Bandai lançou mais 2 linhas de v-pet, uma chamada de “DIGIMON ACCELERATOR” e outra intitulada de “DIGIMON MINI”. Vale lembrar que Digimon Chronicle marcou também o lançamento do ALPHAMON.

ERA “DIGIMON SAVERS” – 2006

3 anos após o fim de Digimon Frontier, a Toei animation e a Bandai anunciavam o retorno de uma nova temporada. Agora chamada “DIGIMON SAVERS”. Savers marcou mais um “REBOOT” na franquia. Aqui o agumon foi trazido de volta com um novo redesenho e também alguns conceitos foram alterados. Agora a intenção era investir em um publico mais “adulto” e que havia crescido com Digimon desde 1997. Savers introduziu o conceito de “BURST MODE ou FORMA EXPLOSIVA” onde os Digimon dessa temporada ganharam uma “CARGA” temporária de poder. Foram lançados juntos com essa temporada um novo mangá, intitulado: “DIGIMON NEXT”, uma nova linha de card games e também diversos jogos para variadas plataformas. Em 2007 a Bandai lançou mais uma linha de V-pet agora intitulada de “DIGIMON TWIN L e R” e que foi amarrada ao mangá “Digimon Next” com o lançamento de Zd Garurumon e VictoryGreymon.

ERA “DIGIMON XROS WARS” – 2010

4 anos após o fim de Digimon Savers, a Toei animation e a Bandai anunciavam o lançamento de mais uma nova temporada. Agora nascia “DIGIMON XROS WARS”. Xros marcou mais um “REBOOT” na franquia. Agora introduzindo um novo sistema de evolução, chamado de “DIGIXROS”, que ao contrário do que muitos “haters” pensam, não ignorou o sistema “clássico” que já existia. A Bandai apenas EXPANDIU ainda mais o universo da franquia, introduzindo uma nova gama de possibilidades. Xros Wars marcou a ERA mais longa e duradoura da franquia. O anime foi dividido em 3 arcos (“Digimon Xros Wars”, “Digimon Xros Wars – Os malvados Generais da Morte e os 7 Reinos” e o último arco, “Digimon Xros Wars – Os jovens caçadores que viajam através do tempo!”). Em paralelo ao anime foi lançado um mangá próprio (Era então a única temporada que possuía um mangá oficial, entretanto a história do mangá diverge em diversos pontos da contada no anime). Xros também marcou o primeiro crossover da franquia, reunindo todas as temporadas em um episódio especial. Também foram lançados diversos jogos e o primeiro Digivice, agora chamado de “Xros Loader” colorido da franquia.

ERA “DIGIMON ADVENTURE TRI” – 2015/2016

E agora chegamos aos tempos atuais, na ERA “Digimon Adventure Tri”. A série se trata de uma continuação direta das duas primeiras temporadas “Digimon Adventure” e “Digimon Adventure 02”. Digimon Tri é uma série de 6 Filmes (OVAS) que estão sendo lançados com um intervalo de tempo nos Cinemas Japoneses e diretamente em DVD/BLURAY (Por isso se chama “OVA” e não “Anime”). Ainda faltam 3 filmes serem lançados, o próximo não tem data oficial ainda. Vale lembrar que aqui no ocidente para facilitar a distribuição, estes filmes foram cortados em partes e divididos cada filme em 4 episódios (Mas isso OFICIALMENTE não existe lá no Japão, os japoneses assistem um filme sem intervalo algum).

ERA “DIGIMON UNIVERSE: “APPLI MONSTERS” – 2016/2017

Este é o primeiro grande projeto envolvendo a franquia Digimon que conta com a união das três empresas: Toei animation, Bandai e Namco.

Universe se revelou como um projeto “Multiplataforma”, ou seja, envolvendo diversas mídias ao mesmo tempo.

A série bebe da mesma fonte criada por Xros Wars! Inclusive diversos elementos da fase anterior foram reciclados e reapresentados nessa nova série como é o caso do Applink/AppGatai nada mais do que uma Digixros/XrosUp apresentada 5 anos atrás na sexta temporada. A série se encaminha agora para o seu segundo arco e deve finalizar a trama com 52 episódios!

E você sabia qual era a linha do tempo de Digimon? Ficou sabendo agora? Conte-nos para saber sua experiência. O seu comentário é a alma do Blog e do nosso canal no YouTUBE!

Até mais e obrigado pelos peixes!

• Inscreva-se no Youtube
• Siga-nos no WordPress
• Siga-nos no Twitter
• Siga-nos no Instagram
• Curta no Facebook

#Anime #Seriemaniacos #Cronologia #Tamagotchi #ALPHAMON #Omegamon #Paildramon #Shakkoumon #digimon #digimonadventure #anime #digimonadventuretri #digimontri #agumon #digimontamers #digivice #digitalmonsters #pokemon #digimonfrontier #bandai #gabumon #patamon #digimonindonesia #digimonworld #wargreymon #naruto #omegamon #digimonsavers #palmon #digimonart #fanart #mainanjadul #digimonuniverse #digidestined #digimonxroswars #greymon #manga #digimonadventurelastevolutionkizuna #art #digimonfanart #digimoncosplay #an #gatomon #tailmon #digitalmonster #taichiyagami #digimondatasquad #mainanvintage #jualmainansecond #mainansecond #powerranger #lego #toystory #mainananak #mainanbekasmurah #mainanjakarta #brothertoysjkt #jualtoystorysecond #mainanmurahmeriah #instaspace #instaprobel #koleksimainan #gomamon #digitalart #otaku #mattelmobilhotwheels #jualhotwheelsmurah #wordpress #blogger #blogging #blog #facebook #instagram #whatsapp #letterboxd #filmow #linkedin #skype #spotify #deezer #wechat #qq #qzone #tiktok #reddit #Douban #Badoo #Baidu #Snapchat #Viber #Pinterest #Line #Telegram #tumblr #23snaps #amino #askfm #bebo #blaving #coinect #couchsurfing #cyworld #ello #fetlife #filmow #skoob #clubhouse #flicker #foursquare #friendica #friendster #gaia #gaiaonline #gopets #hello #orkut #hi5 #imeem #lastfm #livejournal #mingle #mirtesnet #mirc #mixi #moovia #myheritage #myspace #netlog #odnoklassniki #palco #palcoprincipal #purevolume #sharethemusic #skyscrapercity #sonico #stayfilm #vk #wallop #waze #whisper #wt #wtsocial #xanga #yammer #yo #Yubliss #rezenhando #matao #araraquara #taquaritinga #catanduva #dobrada #jaboticabal #sertaozinho #guariba #ibate #motuca #mococa #sp #saopaulo #bauru #marilia #olimpia #brotas #itirapina #analandia #cravinhos #batatais #borborema #itapolis #ibitinga #jau #descalvado #pirassununga #tabatinga #bebedouro #cravinhos #jardinopolis #pontal #brasil #brazil #nerd #geek #otaku #강동노래방 #2020 #2564 #2021 #Accessories #All #Entertainment #News #All #News #Mega-2018 #Amazon #Announcements #Art #Articles #Asia #Babes #Beauty #Best #Books #Bible #Blog #Blogger #Blogging #Book #Review #Book #Reviews #Books #Breaking #News #Business #Business #Books #China #Christian #Completed #Computer #Books #Cong #nghe #Covid-19 #Cultura #Culture #Daily #Updated #Deals #Digital #Marketing #Education #Engineering #Books #English #Entertainment #F1 #Faith #Family #Fantasy #Fashion #Featured #Fiction #Fitness #Follow #Food #Football #Forex #Formula #One #France #Game #Gamer #Games #Gaming #God #History #Home #Humor #India #India #Today #| #Top #Stories #Inspiration #Instagram #Jesus #Jokes #Khoa #hoc #Không #phân #loại #Latest #News #Life #Lifestyle #Love #Makeup #Mental #Health #Metal #Roofing #Contractors #In #Eclectic #Alabama #Mixed #News #2019 #Alt #Mixed #News #Alt #Mixed #News #Mega #2019 #Motivation #Movies #Music #Música #NDTV #News #- #India-news #NDTV #News #- #Special #NYT #Nacional #Nature #Opinion #Opsi #Informasi #Personal #Philosophy #Photo #Photography #Podcast #Poem #Poems #Poesía #Poetry #Politics #Política #Pornhub #- #RSS #Video #Feed #Quotes #Reading #Real #Estate #Recipes #Review #Reviews #Romance #SEO #SFW #Sports #Stream.. #TV #Tennis #courses #and #lessons #The #politics #crushing #Americas #freedom #Thoi #su #Thoughts #Tidak #dikategorikan #Tin #tuc #Travel #Tumblr #UK #US #USA #Uncategorised #Video #Videogames #Vidão #Women #Work #World #YouTube #Animals #Blogs #Car #and #truck #Coronavirus #Covid #Cute #Digitalmarketing #Film #Followme #Health #Lambcam #Market #screener #Misteruplay2016 #New #Photos #Product #information #Reddit #Redtube #Selected #items #Spirituality #Streamer #Technology #Tennis_wimbledon_news #Text #The #dav-z-e #maze #Todoist #Twitch #Twitter #United #states #Videogame #Videos #Writing #Xvideo #αταξινόμητα #ویدئو #ویدائو #کلیپ #พรีเมียร์ลีก #อังกฤษ #가락동노래방 #길동노래방 #길동노래방견대표 #노래방 #방이동노래방 #술무제한공짜노래방

Tags: Anime, seriemaniacos, Cronologia, Cronologia Digimon, Digimon lista de séries, Digimon anime temporadas, digimon chronology, quantas temporadas tem digimon, temporadas de digimon, todas as series de digimon,DIGIMON ADVENTURE,DIGIMON ADVENTURE 02,DIGIMON TAMERS,DIGIMON FRONTIER,DIGIMON CHRONICLE,DIGIMON SAVERS,DIGIMON XROS WARS,Digimon Xros Wars Os malvados Generais da Morte e os 7 Reinos,Digimon Xros Wars Os jovens caçadores que viajam através do tempo,DIGIMON ADVENTURE TRI,DIGIMON UNIVERSE APPLI MONSTERS,Aki Maita,Tamagotchi,V-pet,ALPHAMON,Omegamon, Paildramon,Shakkoumon,digimon jogo,digimon 2020,digimon 2021,digimon temporadas,digimon adventure personagens,digimon game,digimon 1,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s