Para quem já está familiarizado com a prática do Marketing Digital, a criação de campanhas para divulgar produtos ou serviços no ambiente online faz parte da rotina de trabalho. Uma das formas mais eficazes de construir uma campanha é através de Ads, uma abreviação da palavra Advertising – que, em português, significa anúncio.
Confiram o vídeo de Como impulsionar o seu negócio através de Ads: Facebook, Instagram e LinkedIn
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Anúncios são recursos do que é conhecido como Outbound Marketing que, junto do Inbound Marketing, forma o conjunto de estratégias de Marketing Digital. Diferente do Inbound, que é geralmente construído de forma orgânica nas mídias sociais, o Outbound Marketing é uma estratégia que demanda investimento, mas que pode usar os mesmos canais de comunicação para suas execuções.
A grande diferença de uma estratégia para a outra é a seguinte: enquanto o Inbound tem o objetivo de atrair e fidelizar clientes, de criar uma necessidade no público-alvo que o vincule à sua marca, o Outbound pretende alcançar uma venda direta.
Pela urgência, este último se faz valer de investimento para anúncios, que devem alcançar o público e fechar negócio imediato. Outbound, portanto, nada mais é do que a prática de ir atrás ativamente do cliente. E as mídias sociais possuem seus próprios sistemas para execução dessa estratégia, conhecidos como Ads. As ferramentas de Ads proporcionam a exibição de anúncios para os usuários dentro das páginas das redes sociais.
Essas ferramentas trabalham com o comportamento dos usuários, analisando o conteúdo que por eles é consumido, para entregar anúncios que tenham a ver com ele. Isso significa que os anúncios podem ser segmentados por público, o que eleva as chances do seu negócio em atingir pessoas compatíveis com a venda que você deseja fazer. Ou até mesmo levar usuários para realizar downloads, visitar sites, reconhecer a autoridade da sua marca etc.
Acompanhe, a seguir, como criar anúncios nas três principais redes sociais que ofertam essa ferramenta: Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads.
Facebook Ads
O Facebook permite a criação de diferentes tipos de anúncios, cada um com um objetivo para a sua estratégia de Marketing Digital. Se o que você precisa é gerar tráfego e conversões, o ideal é criar anúncios que levem direto ao seu domínio, página no Facebook ou landing page. Mas se a sua estratégia é gerar leads e vendas, você pode apostar em anúncios de carrossel ou coletar leads diretamente com eles.
Existem várias outras opções, alinhadas com diferentes tipos de objetivos, e para criá-los você pode usar uma ferramenta chamada Power Editor. Ela é que gerencia múltiplos anúncios na plataforma, organizando campanhas, anúncios e conjuntos de anúncios. Para quem deseja fazer anúncios pontuais, o mais indicado é trabalhar com o Ad Center.
Ainda é possível acompanhar, depois do anúncio ser publicado, as métricas que têm mais a ver com os seus objetivos. A ferramenta do Facebook disponibiliza uma espécie de Analytics, para que você confira ali mesmo os resultados dos seus investimentos: Custo por mil impressões (CPM), Click-through Rate (CTR), Custo por clique (CPC), entre muitas outras métricas que podem ser acompanhadas.
Instagram Ads
A plataforma de anúncios do Instagram é a mesma do Facebook, o Power Editor, mas com algumas limitações. Os posts só podem ser construídos em formatos de vídeo, foto e carrossel de imagens, que são os tipos de post compartilhados na rede social. Com os anúncios, é possível levar o usuário para um outro domínio, como landing pages ou sites, ou até mesmo para fazer downloads.
É importante frisar que, no Instagram, apenas através de anúncios é possível levar os usuários para um outro domínio. Links não são permitidos em postagens convencionais, portanto, se a sua estratégia é gerar tráfego ou leads, você terá que optar pela criação de um anúncio. Fique de olho também nas especificações: o Instagram estabelece alguns limites para criação do anúncio, como no uso de caracteres, texto de descrição, tamanho da imagem etc.
O Instagram também possibilita a segmentação de público. Se você deseja que apenas pessoas de determinada idade, gênero, localização e interesses sejam impactadas pelos seus anúncios, é possível configurá-lo para que ele seja direcionado somente para esses usuários.
LinkedIn Ads
O LinkedIn é uma ótima rede social para criar anúncios, já que o público que a frequenta já é segmentado. Diferente do Facebook e do Instagram, que são redes voltadas para o público geral, o LinkedIn é voltado para aqueles que fazem parte de empresas e negócios ou se interessam pelo assunto. Os perfis dos usuários na rede também possuem informações valiosas para direcionar assertivamente os seus anúncios.
A rede é usada, principalmente, para a comunicação entre empresas e profissionais. Recentemente, tem sido muito usada para comunicações corporativas, atualizações sobre as novidades do mercado e um ótimo lugar para seguir grandes líderes profissionais. Por isso, se essa segmentação faz sentido para o seu negócio, apostar em anúncios no LinkedIn é uma ótima oportunidade de gerar resultados.
O LinkedIn também possui uma ferramenta de gerenciamento de campanhas, assim como o Facebook e o Instagram. É possível criar anúncios em formatos como Sponsored Content, Text Ads e Sponsored InMail. Além de, é claro, acompanhar as conversões da sua campanha, através de mecanismos bem parecidos com os do Power Editor.
Agora que você sabe a importância de trabalhar anúncios nas mídias sociais, é hora de colocar a mão na massa, aprofundar-se no assunto e impulsionar o seu negócio! Indicamos o curso Facebook Marketing, Facebook Ads & Instagram Ads para quem deseja saber mais sobre a prática de Ads e aprender a utilizar ferramentas como o Power Editor, a criar estratégias de conteúdo para o Facebook e a gerenciar e otimizar campanhas utilizando relatórios personalizados. Bons estudos!
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