Quero o Capa Preta de São Cipriano

Sao Cipriano

Há anos procuro pela versão da editora Eco, o famoso “capa preta” de São Cipriano, controverso bruxo que em uma época onde não era comum a publicação de livros, fazia anotações de todos experimentos e rituais que realizava em uma espécie de diário, e só muitos anos depois de sua morte alguém publicou-os em forma de livro. Independente de qual lado Cipriano seguiu (converteu-se para o cristianismo) sua história envolta ao ocultismo até hoje causa a curiosidade de muitos, inclusive a minha, que sempre ouvi falar mas nunca tive a oportunidade de ler este tal livro. No que tange o bem e o mal e qual lado vencerá, esta batalha permeará pela eternidade, sempre vai existir os que irão se converter para equilibrar os lados, seja qual for a sua motivação. E nunca se esqueça, enquanto houver a luz também haverá a escuridão.

O famoso Livro de São Cipriano foi redigido antes de sua conversão, mas o mistério que envolve a vida do Santo interfere também em seu livro. Uma parte dos manuscritos foi queimada por ele mesmo. A questão é que não se sabe quando, e por quem os registros foram reunidos e traduzidos do hebraico para o latim, e posteriormente levados para diversas partes do mundo.

Atualmente, não é possível falar do Livro, mas sim dos Livros de São Cipriano. As edições capa preta e capa de aço, ou aquelas intituladas como o autêntico, o verdadeiro, ou o único, enfatizam um mesmo acervo mágico central, e ainda exaltam o cristianismo e a vitória do bem sobre o mal. Porém, existem grandes diferenças no conteúdo. Enquanto alguns exemplares apresentam histórias e rituais inofensivos, outros apelam para campos negativistas e destrutivos da magia.

O que pode ser encontrado nas obras são instruções aos religiosos para tratar de uma moléstia, a cartomancia, esconjurações e exorcismos. A Oração da Cabra Preta, Oração do Anjo Custódio e outras da crença popular também são inclusas (Magnifica, Cruz de São Bento, Oração para Assistir aos Enfermos na Hora da Morte, etc.). Além dos rituais “procurados” como por exemplo: de como obter um pacto com o demônio, como desmanchar um casamento e da caveira iluminada com velas de sebo.

No Brasil, o Livro de São Cipriano é usado largamente nas religiões afro-brasileiras, e se tornou um “almanaque ocultista” de fácil acesso que se dilui na crendice popular. Há ainda os mitos que o cercam: muitos consideram ser pecado possuí-lo ou simplesmente tocá-lo, inclusive um comerciante destes sebos me conjurou quando perguntei se havia um exemplar em seu estabelecimento para me vender. De qualquer forma, o tema São Cipriano e tudo que o cerca, é um campo de estudo e pesquisa muito interessante para os ocultistas, religiosos e aventureiros.

Se alguém que ler este post, possuir a obra ou saiba onde encontrar, entre em contato, tenho interesse em comprar para ler. Este tipo de história desperta o lado onírico de nossa mente e nos faz querer correr cada vez mais atrás de conhecimento.

Só diante do poder concedido a nós, seres racionais, que teremos a provação de utilizá-lo para o bem ou para o mal, não esquecendo que o bem e o mal são pontos de vistas, onde o que hoje pode ser o bem, futuramente pode ser visto como uma atitude errada, a história nos provou isso.

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/
Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/
Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s