HD Externo 2TB WD My Passport Wdbyft0020bor vale a pena?

HD Externo 2TB WD My Passport

Essa década fomos impulsionados pelo conceito de salvar documentos em nuvem, ou seja, o uso reduzido de equipamentos como pen drives e HD’s Externos e cada vez mais frequente utilizarmos servidores online de armazenamento como por exemplo o Google Drive e o One Drive, tudo por conta da tecnologia estar em nossas mãos com os smartphones, ou seja, tudo cada vez sendo mais fácil e rápido. Ainda sim existem pessoas como eu, ou até você também, que tem Terabytes em documentos e que nenhum serviço gratuito online consegue suprir a sua ou a minha necessidade, daí surgiu a necessidade de trocar o meu HD Externo atual de 1 Terabyte por um de 2 Terabytes. Por isso comprei o HD Externo de 2TB WD My Passport Wdbyft0020bor, depois de um tempo testando resolvi postar esta análise review com vantagens e desvantagens para você leitor comprovar a veracidade dos fatos e o quanto o produto é bom através da opinião sensata deste humilde profissional e entusiasta da tecnologia.

Motivação

Durante longos oito anos eu utilizei um HD Externo da Samsung S2 azul de 1 Terabyte, muito útil e até hoje nunca apresentou problemas, a não ser o cabo, que começou a dar mal contato em razão da ação do tempo o que é normal. A troca só foi precisa pois em breve novos projetos virão, e vou necessitar de bastante armazenamento local e meu simpático Samsung estava quase chegando ao limite, 99% de capacidade.

Depois de pesquisar fiquei na dúvida entre um Seagate e um da Western (WD). Ambos se equiparam, apesar de não haver especificações técnicas oficiais por parte da WD (apenas reviews isolados), após alguns testes a velocidade de transferência são quase as mesmas, variando o tipo de arquivo ou extensão que era enviado ou receptado do HD externo.

Confiram o vídeo de avaliação e review que eu fiz do  HD Externo de 2TB WD My Passport Wdbyft0020bor:

Quase peguei o Seagate, ainda mais que oferecia dois anos de bastante armazenamento no One Drive como promoção, mas nadei contra a maré e acabei pegando o WD que era mais caro e com suas especificações um pouco nebulosas por parte da fabricante, o fator decisivo foi ter encontrado no Mercado Livre o modelo na cor laranja, achei simpático, apesar de ser muito feio… acaba sendo bonito (contraditório não?), lembra muito um tijolinho.

Preço

Fora o frete, me custou R$300,00, as demais cores eram um pouco mais baratas quando comprei.

Soluções

Por padrão de fábrica o HD vem com três softwares oficiais da empresa. Um de diagnóstico chamado Drive Utilities, que oferece opções para manter a “boa saúde” do aparelho, com opções de diagnóstico, manutenção ou formatação do mesmo. O segundo chama-se Security, que criptografa seu HD com senha, ou seja independente aonde o conecte sempre vai pedir senha, caso contrário ninguém tem acesso aos arquivos. O terceiro tem a função de automatizar o backup de pastas que sempre são alteradas e necessitam de backup constante além de verificar o espaço ocupado pelos arquivos salvos, a solução chama-se WD SmartWare.

Pontos Negativos

Primeiro, no quesito RPM do disco, 5400. O ideal hoje com a agilidade nas transferências de arquivos teria que ser pelo menos um de 7200, entretanto como a grana tava curta precisei me limitar financeiramente e lógico optar pelo fator principal, armazenagem. Ainda sim o mesmo entrega boas velocidades de transferência em USB 3.0 e também 2.0.

Segundo que fiquei decepcionado com o cabo USB do mesmo, apesar de hoje em dia o plug ser mais confiável e robusto que outrora, sequer deu um mês e o conector deu uma leve entortada, achei um absurdo, isso porque nem forcei com peso nem nada, enquanto um Seagate de um colega de trabalho, após dois anos de trabalho continua firme e forte, isso me deixou “cabrero”, perdendo um pouco de confiança no aparelho.

Terceiro, os WD são mais caros que os concorrentes e não entregam nada de diferente no mercado para tal, pelo contrário, acho que pela qualidade deveria ser até mais barato, mas enfim.

Pontos Positivos

É bonito e diferenciado.

É consideravelmente rápido diante de uma limitação técnica imposta pelo comprador que optou pagar menos e ter um HD com RPM de 5400 porém com 2 Terabytes de armazenagem.

Capacidade alta de armazenamento, 2 FUCKING TERAS!

Compatibilidade com todos os Sistemas Operacionais: Windows, Linux e MAC OS.

Resumo da Obra

Se pudesse voltar atrás teria economizado alguns reais e comprado um da Seagate ou Toshiba (quase comprei, mas infelizmente não vendia aqui no Brasil). Não é um produto ruim, mas a impressão que tinha da WD só confirmou com a aquisição de um produto deles (Onde trabalho, muitos HD’s da linha Blue dão pau do nada sem chance de recuperação), a qualidade deixa a desejar. Quando um produto como esse tem como maior qualidade o design,  algo está errado.

Recomendo, se não tiver outra opção, ou assim como eu ter gostado bastante do design.

E você? Possui o produto? Tem dúvidas? Comente, seu comentário é a alma do Blog!

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/
Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Siga-nos no Instagram – https://instagram.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/
Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s