Cerveja Stout, contendo café e aromatizada com chocolate. É produzida na Inglaterra. Confira minhas impressões, sensações e opinião sobre a Cerveja Young´s Double Chocolate Stout.
Na gastronomia no geral, muitas vezes o que fica em nossa memória são os momentos que um prato ou bebida nos remete. Esta cerveja comprei com a intenção de remeter um momento muito especial que foi presenciado há anos atrás degustando a Baden Baden Chocolate. Na oportunidade eu e um de meus melhores amigos, Pedro Trench, a degustamos com a “receita da vovó” Rabanada – feito com pão, ovo, canela e açúcar – Foi mágico e maravilhoso, uma das melhores cervejas já degustadas em um inverno passado.
Tentei repetir a dose com a cerveja do título do post, uma vez que a Baden Baden em nossa região é comercializada sazonalmente. E estava com vontade de tomar uma.
Particularmente não sou fã de cervejas escuras, mas fui ao teste.
Ela é muito encorpada, ao colocá-la na taça nota-se uma densidade característica do líquido e da espuma, um aroma de chocolate peculiar. Apesar de possuir apenas 5,2% de teor alcoólico seu sabor amargo confunde o degustador, caso não repare no teor antes de beber, com uma bebida de alto teor alcoólico, o que na verdade não é.
A cerveja é produzida com o cacau 100%, que como característica, originalmente o chocolate bruto é amargo, e juntando isso ao tipo da cerveja e as propriedades de café da receita, é uma bebida com amargor elevado, e no final só as pessoas com paladares muito elevados pode sentir o gosto de algum chocolate, no meu caso, precisei tomar umas três vezes para sentir algo.
Em concursos já levou a medalha de ouro nas Brewing Industry Awards internacionais em 2000, e ganhou a Medalha de Prata em 2002.
Ainda prefiro a Baden Baden, uma vez que o chocolate utilizado já é doce e me remete a lembranças boas. Tentei recuperar com esta cerveja inglesa, porém sem sucesso.