Teste a velocidade da sua Internet de verdade sem rabo preso

Teste Velocidade Internet Logo

Fazia muito tempo que eu queria criar um post do gênero, mas a verdade é que havia esquecido. Só lembrei agora porque fui fazer um teste de velocidade em casa. E para ajudar muita gente que utiliza alguns testadores bem duvidosos, neste post você vai conhecer os dois melhores medidores de velocidade da Internet e porquê nestes devemos confiar cegamente (Paradoxo detectado, pois se confiarmos cegamente não veríamos a velocidade analisada), conheçam o EAQ da ANATEL e o Fast, criado pela Netflix.

Nem todos medidores de velocidade que estão aí na Internê devemos confiar, a maioria deles se você acessar sem um ADBLOCK danadão (Bloqueador de propagandas) você provavelmente ficará perdido no labirinto das propagandas e botões que te levam ao erro, quiçá pegar um vírus de bobeira. Em outros casos, até meados de 2010, 2011 alguns sites tinham sua utilidade, mas o dinheiro das operadoras falou mais alto e desde então testadores X favorecem operadoras Y e vice versa. Infelizmente a informação real acaba sendo distorcida, iludindo-nos com testes comprados, e na maioria dos casos acabamos encerrando os chamados técnicos precipitadamente (E não anotamos a porra do Protocolo de Atendimento). São nestes escudos que as operadoras protegem-se e literalmente “tiram o dela da reta”.

EAQ

O EAQ ou Entidade Aferidora da Qualidade é o medidor oficial da ANATEL, o terror das operadoras, nesse você pode confiar pelo simples fato da ANATEL ser o órgão que gere as operadoras do Brasil, seja de Internet Fixa, Móvel ou Telefonia.

Tive uma grata surpresa, há alguns meses o teste pelo computador ou notebook o EAQ meses utilizava Java, ou seja, os únicos navegadores que rodavam o teste eram o Mozilla Firefox e Internet Explorer (Chrome/Opera abandonaram o Java há tempos), mas ao criar o post notei que mudaram a programação do teste e agora qualquer navegador consegue realizar o teste. Para testar é fácil, CLIQUE AQUI, ao abrir o site da ANATEL clique no botão “Iniciar” e seja feliz. Interface limpa e sem propagandas, satisfatório e orgasmático.

Página do teste

Página do teste

Existem as versões para ANDROID e IOS, e um link alternativo WINDOWS PHONE e SYMBIAN, que loucura. Em todas as versões é só clicar em instalar ou obter, e ao instalar e abrir o aplicativo, clicar no botão Iniciar, muito fácil e rápido, quando finalizado retorna as informações mais importantes: Velocidade de Download, Upload, Ping e Plano.

EAQ Android

Tela Inicial do Aplicativo

EAQ Android2

Resultados

Obs: E já que estamos falando da ANATEL, aqui fica uma dica que sempre falo ao pessoal que me procura, não perca tempo com as operadoras para resolver o seu problema. Ligue uma vez, relate seu problema e ANOTE O PROTOCOLO DE ATENDIMENTO. Se em 30 minutos não resolver ou ainda estiver pendurado na linha, desligue o telefone e ligue na ANATEL, descreva a sua dificuldade (Eles irão solicitar o protocolo de atendimento) e te garanto que rapidamente seu problema estará resolvido, melhor que as organizações Tabajara. E sabem porquê? Qualquer chamado que você abre contra sua operadora, as mesmas tem um tempo hábil para resolver, caso contrário ELAS SÃO MULTADAS, isso mesmo, você mexe no bolso delas e assim você acaba recebendo atendimento prioritário (Absurdo!), foi assim que resolvi o problema do meu plano de Internet que não entregavam nem 10% do contratado.

Esta dica funciona para outros setores, como o comércio e o PROCON.

FAST.com

Depois de escrever muita groselha sobre o EAQ é a vez do Fast.com (CLIQUE AQUI), criado pela Netflix.  E adivinhem o motivo para a Netflix criar um testador de velocidade da Internet? Pasmem, operadoras. Uma já conhecida guerra fria, onde as operadoras defendem-se que estão entregando o serviço (E que coincidentemente possuem planos para TV Paga) e Netflix alegando que não, e por consequência a qualidade de seu serviço diminuir causando descontentamento. Então criaram o seu próprio medidor de Internet para ajudar o assinante? Lógico que não, isso é uma consequência, o foco mesmo é garantir a qualidade do serviço, conquistar mais clientes e falir a TV Paga.

O site é muito leve, sem nenhuma propaganda e de fácil entendimento, na verdade você acessa o site e ele começa automaticamente realizar o teste. É só aguardar com balde de pipoca e aguardar o botão de pausa transformar-se em “Play”, sinal que o teste finalizou.

Teste Velocidade fast.com

Página principal de teste

Então po po po po po po po por hoje ho ho ho ho hoje é só pessoal! Espero que utilizem estas ferramentas e forcem suas operadoras a entregar o serviço pelo que pagam. Cansamos de ser bobos e diga não NÃO à manipulação da informação.

Se você já utilizou o que achou? Comente, o seu comentário é a alma do Blog.

Anúncios

Um comentário sobre “Teste a velocidade da sua Internet de verdade sem rabo preso

  1. Pingback: Apps que mais uso! | Rezenhando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s