Festa da Aparecidinha de Monte Alto, uma festividade que deveria ser nacionalmente conhecida

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto

Pela segunda vez consecutiva fui prestigiar a festa do distrito de Monte Alto, como ano passado ainda não postava sobre os eventos da região guardei os registros do ano passado e mesclei com os deste (Então não se assustem com dois trajes diferentes). Confiram as belas fotos tiradas do Santuário da Virgem Montesina, é literalmente uma paisagem europeia com uma obra arquitetônica divina, além de outros detalhes mais alternativos que rolam por lá.

O evento ocorre sempre próximo ao feriado da Independência (Uma ótima forma de lembrar), e neste ano foi entre os dias 28 de Agosto até o último dia 11 de Setembro, e a festa ocorre em louvor à Virgem Montesina no distrito de Monte Alto, chamado Aparecida do Monte Alto.

Para chegar até o distrito fui pelas entranhas do interiorzão mesmo, devem haver mais formas alternativas de chegar, porém eu fui cortando por Taquaritinga, Jurupema, Cândido Rodrigues, logo depois Fernando Prestes e mais alguns minutos voalá, nos deparamos com o distrito (Tudo por uma única via, sem precisar cortar por nenhum quarteirão, com exceção de Fernando Prestes, pois há uma bifurcação, então, pegue a direita e continue reto) . De longe já dá pra ver o Santuário, é algo fora do comum, em volto ao breu da fria noite de Setembro, algo ilumina nosso caminho e dos inúmeros fiéis que partem das mais diversas cidades da região a pé até chegar na igreja (De longe já pode-se admirar).

De longe já conseguimos admirar

De longe já conseguimos admirar

Durante a festividade, missas ocorrem por vários momentos durante o dia enquanto os fiéis chegam até o local pagando suas promessas e pedindo benção, inclusive adentrando ao santuário de joelhos, assim como vemos em Aparecida do Norte e outros locais de mesmo cunho religioso e turístico. A arquitetura rústica do santuário é o que chama mais atenção, porém o interior da igreja é demasiadamente lindo e com imagens de santos do mais bom gosto e cirurgicamente modelados. É incrível o trabalho realizado.

Interior do Santuário. Missa sendo celebrada constantemente.

Interior do Santuário. Missa sendo celebrada constantemente.

santuario-da-virgem-montesina-2

Interior do Santuário

santuario-da-virgem-montesina-3

Linda imagem

santuario-da-virgem-montesina

Sem palavras

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-18

Foto da entrada

Mas assim como o Corpus Christi de Matão, em Aparecidinha existe o seu lado B, aquele que ninguém fala. Dá para fazer um tour gastronômico pelo lugar além de repaginar a sua casa só com os feirantes que por lá estão nesta época. E tudo com um preço abaixo do que nos deparamos, atrativo. Ainda temos uma quermesse que ocorre no salão paroquial, com direito até a comida japonesa, mas que só passamos por lá, sem registros.

Vamos primeiro às delícias. Em Aparecidinha você come Kafta Recheada com queijo, sanduíche de pernil,um trem loko do gordo mineiro, sanduíche de costela e acarajé no ponto, até o famoso Crepe de Pão de Queijo. Tudo ali, feito na hora, e acredite, comi todos, sabendo que estaria por lá, fui com muuuita fome.

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-14

Começando com um espetinho de carne e um sanduíche de pernil!

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-13

É desta lanchonete, mas estava puto, porque eles esculacharam geral no rodeio de Taquaritinga cobrando um absurdo. Mesmo assim dei uma segunda chance, estava melhorzinho e com preço mais dentro da realidade, mesmo assim nunca mais eles me pegam!

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-11

Agora este trem loko tava demais!

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-12

A magia sendo feita na hora!

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-9

Este acarajé é a barraca de uma baiana e seu marido matonense Pedrinho. Nestes eventos sempre os encontro, e logicamente peço um bem quente

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-3

Creme feito com massa de pão de queijo da Carmem está sempre por lá e logicamente, mandamos ver!

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-15

Eu queria ter tirado foto da Kafta recheada, mas bateria acabou infelizmente. Uma delícia esta iguaria e barata!!! Mas esta da foto coincide com a que por lá estava rolando!

Existem barracas de outras modalidades. As principais e que vale a pena levar uma grana para gastar sem medo de ser feliz. Temos as barracas de panelas que estão muito em conta, as barracas de doces caseiros, de 1001 utilidades, de mudas de plantas e de santos confeccionados artesanalmente. Todos valem a pena gastar uma grana.

santuario-da-virgem-montesina-5

Aonde vendiam os santos, olha cada imagem… feito minunciosamente nos mínimos detalhes.

E você já foi à Festa da Aparecidinha de Monte Alto? Conte-nos para saber sua experiência. O seu comentário é a alma do Blog. Infelizmente agora só ano que vem, mas não se esqueça, é só lembrar do feriado de 7 de Setembro.

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/
Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky
Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/
Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

festa-da-aparecidinha-de-monte-alto-1

Obrigado por sempre estar comigo nestas desventuras em série, amo você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s